Garantir o fornecimento contínuo e de qualidade e o funcionamento eficiente do sistema de esgoto são compromissos diários da DAE Jundiaí. Para isso, a empresa realiza diversas intervenções e ações de melhorias diariamente. São cerca de 28 mil manutenções por ano, entre serviços de água, esgoto, apoio e limpezas.
Essas ações, fundamentais para a qualidade da água e o bem-estar da população, por vezes exigem interrupções temporárias no abastecimento. Os motivos são diversos: manutenções programadas, intervenções emergenciais (como rompimentos de redes e adutoras), obras de melhorias, limpezas de reservatórios, ações preventivas e até interrupções de energia por parte da CPFL, que afetam diretamente o funcionamento das unidades da DAE.
As intervenções são planejadas e executadas com responsabilidade e, quando programadas, são comunicadas previamente à população por meio do site oficial e das redes sociais da DAE. Além disso, o site da empresa disponibiliza diariamente o Alerta de Abastecimento, onde os munícipes podem verificar as regiões afetadas, a causa da interrupção e a previsão de normalização.
Mesmo com todo esse esforço, intervenções emergenciais nem sempre podem ser previstas. Por isso, é fundamental que as casas estejam preparadas. Segundo a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), cada residência deve contar com uma reserva mínima de 250 litros de água por morador, por dia, o suficiente para garantir o abastecimento em caso de interrupção.
“A instalação de uma caixa d’água é fundamental para garantir o abastecimento durante manutenções na rede. Ter uma reserva adequada permite que o imóvel mantenha o consumo básico mesmo quando há necessidade de interrupções temporárias no fornecimento”, explica o diretor de Distribuição, Coleta e Manutenção da DAE, Antonio Carlos Chequin.
Em caso de dúvidas ou para registrar falta de água, o canal oficial é a Central de Relacionamento da DAE, pelo número 0800 0133 155, com atendimento gratuito 24 horas por dia.