Inclusão, inovação e comunicação são temas entre os trabalhos apresentados pela DAE no Congresso da Assemae

Publicada em

A DAE Jundiaí deu continuidade à sua participação no Congresso Nacional da Assemae 2025, realizado em Caldas Novas (GO), com a apresentação de trabalhos que reforçam o compromisso da empresa com a inovação, a inclusão social e a comunicação estratégica no setor de saneamento.

Entre os destaques esteve o projeto “Serviço Social em Saneamento: inclusão que gera pertencimento”, que evidenciou como a atuação social integrada às obras de infraestrutura pode promover a redução das desigualdades. “A inclusão é um caminho para a redução da desigualdade, e através da educação socioambiental podemos alcançar o engajamento e pertencimento de todos”, explicou a chefe da Seção de Serviço Social e Psicologia da empresa, Gláucia Noguero.

O trabalho apresentou os resultados de um projeto de educação socioambiental voltado a idosos, crianças em situação de vulnerabilidade e pessoas em situação de rua, com participações em atividades educativas adaptadas aos diferentes públicos. “A educação ambiental envolve não só a troca de conhecimentos mas também a sensibilização, e a partir daí se desenvolve a conscientização. Isso é o que buscamos fazer em nossos trabalhos”, completou o encarregado de Educação Ambiental e coautor do projeto, Danilo Resende de Moraes.

A equipe do Serviço Social da empresa também apresentou o trabalho “Valorização das mulheres no saneamento”, que abordou as ações desenvolvidas pela empresa para fortalecer a presença feminina no setor. A apresentação destacou a programação da Semana da Mulher, promovida pelo Serviço Social, com palestras, oficinas, rodas de conversa e ações de bem-estar voltadas às colaboradoras. 

Na área de tecnologia e gestão, o trabalho “Utilização de abordagem ágil Scrum para implementação e gestão de projetos para redução de perdas de água com o uso de IA” trouxe um estudo de caso sobre o uso de inteligência artificial em Distritos de Medição e Controle. A metodologia adotada permitiu a detecção de vazamentos invisíveis e evitou perdas significativas de água. 

A comunicação institucional também teve espaço de destaque, com o projeto “Paradigmas da comunicação no setor de água e esgoto”, que analisou os pilares estratégicos adotados pela DAE para fortalecer a relação com a população. Foram apresentadas iniciativas como os programas de educação ambiental, o uso das redes sociais, os canais de comunicação interna e os alertas de desabastecimento, todos voltados à transparência, informação e engajamento da comunidade.

Além dos trabalhos técnicos, a DAE e a Companhia Saneamento de Jundiaí (CSJ) levaram ao congresso a experiência de anos de parceria que fazem de Jundiaí referência nacional. O estande compartilhado pelas empresas, pelo terceiro ano consecutivo, apresentou os números da cidade, além de promover uma dinâmica de reflexão sobre a universalização do saneamento.

Com as apresentações, a DAE e a CSJ reafirmam sua atuação integrada entre áreas técnicas, sociais e institucionais, destacando-se como referência entre os serviços municipais de saneamento. Ao todo, as empresas apresentaram 16 trabalhos durante o congresso.