Comitiva da DAE visita Casa do Autista em Balneário Camboriú

Publicada em

A DAE Jundiaí participou de uma visita para conhecer o Complexo Neurossensorial Casa do Autista, localizado em Balneário do Camboriú (SC), com o objetivo de observar boas práticas e trazer ideias para a construção de um jardim sensorial no Mundo das Crianças.

Referência no atendimento a crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), a Casa do Autista oferece ambientes especialmente projetados para o desenvolvimento sensorial, emocional e cognitivo. O espaço conta com diversos ambientes temáticos, que proporcionam estímulos adequados às diferentes faixas etárias e perfis, por meio de atividades lúdicas e terapêuticas.

Durante a visita, a comitiva da DAE conheceu de perto as metodologias utilizadas, a estrutura física do espaço e os recursos aplicados para promover inclusão e acolhimento.

“Foi uma experiência muito enriquecedora. Nosso objetivo é promover ambientes mais acessíveis e sensoriais para todas as crianças em nossos parques em Jundiaí. Trazer essas referências para o Mundo das Crianças é um passo importante na construção de um espaço ainda mais inclusivo”, afirmou o diretor-presidente da DAE, Luiz Roberto Del Gelmo.

O Clube de Mães Atípicas, projeto desenvolvido pelo Fundo Social de Solidariedade (Funss) de Jundiaí, presidido pela primeira-dama Ellen Camila Martinelli destaca a importância do assunto para a nossa cidade “A construção do jardim sensorial no Mundo das Crianças representa mais do que um espaço de lazer — é um gesto de acolhimento e inclusão. As mães atípicas enfrentam desafios diários que muitas vezes passam despercebidos, e pensar em ambientes que respeitam e acolhem as necessidades de seus filhos é também cuidar da saúde emocional dessas mulheres. É uma conquista coletiva, que nasce da escuta e do compromisso com a dignidade de todas as famílias “, destacou.

A visita reforça o compromisso da DAE com a inclusão e com a constante busca por inovação e humanização dos espaços públicos voltados à infância. Com base nas observações realizadas, a equipe técnica dará início ao projeto do jardim sensorial, que promoverá o bem-estar, o desenvolvimento sensorial e emocional, bem como a interação com o meio ambiente de maneira segura e positiva, com previsão de conclusão para o segundo semestre de 2026.