DAE Jundiaí concorre ao maior prêmio de comunicação corporativa da América Latina

Publicada em

A DAE Jundiaí concorre pela primeira vez na história ao Prêmio Aberje, maior premiação da América Latina que existe há 51 anos e celebra a excelência da comunicação corporativa no Brasil. Reconhece empresas, instituições, mídias e profissionais que se destacam por unir criatividade e estratégia para gerar impacto real nos negócios e na sociedade.

A Aberje já reconheceu empresas como Uber do Brasil, BRF, Votorantim, Carrefour Brasil, Scania e tantas outras ao longo de 51 anos de história. A DAE Jundiaí quebra paradigmas ao ser a primeira companhia focada em saneamento a concorrer ao prêmio no Brasil.

A participação se deu a estratégia de comunicação adotada pela companhia no início deste ano, que identificou o desafio que era ampliar a compreensão pública sobre a DAE, consolidando sua imagem como patrimônio coletivo da cidade e entidade comprometida com o futuro. Ao mesmo tempo, era necessário gerar identificação afetiva com a marca, diante de uma sociedade cada vez mais exigente por transparência, propósito e proximidade.

“Assumimos o desafio de fazer a DAE dialogar para fora da bolha e chegar de maneira cada vez mais rápida e precisa a população atendida. Graças ao comprometimento da nossa equipe de comunicação que é reduzida, mas muito competente, criamos um conceito de trazer o próprio colaborador da DAE que é nosso principal cartão de visita como forma de reconhecimento ao trabalho de cada um, e dessa troca com o munícipe, surgiu a campanha DAE JUNDIAÍ. Se tem vida, tem DAE”, destaca Danilo Manha responsável pela comunicação da DAE.

O plano com a Agência E3 responsável pela conta da DAE, envolveu ainda o reforço da proposta de valor com ênfase em pertencimento e bem-estar coletivo, narrativas que integram técnica, afeto e responsabilidade socioambiental e escolha de mensagens e formatos que valorizam o impacto da DAE na realidade das pessoas, especialmente por meio dos parques e ações educativas.

A fase operacional do projeto teve início com a nova direção da DAE, em 2025, e se intensificou entre abril e maio, período em que os resultados de visibilidade e engajamento atingiram seu ápice, consolidando o novo posicionamento da marca diante da população.

O diretor-presidente da DAE, Luiz Roberto Del Gelmo enfatiza que o compromisso da gestão é levar a empresa cada vez mais para perto da população, estabelecendo um diálogo direto e humanizado. “Atuamos com um serviço essencial para a população e a comunicação assertiva é essencial para que o usuário acompanhe tanto as melhorias como para nos comunicar de eventuais problemas nas redes. A malha de abastecimento e coleta é extensa em uma cidade do porte de Junidaí e a agilidade em identificar e solucionar vazamentos tem uma redução de perdas significativa”, explicou.

 E o saldo do trabalho pensado de maneira estratégica resultou em resultado rápido: A DAE Jundiaí no Facebook saiu 103,4 mil pessoas alcançadas (2024) para 277,9 mil apenas nos três primeiros meses de 2025. O Parque da Cidade: de 770,8 mil (2024) para expressivas 8,5 milhões de pessoas alcançadas em apenas quatro meses.

Ocorreu um crescimento espontâneo de menções positivas nas redes e o sentimento de pertencimento reforçado entre moradores, com associação da DAE ao lazer, educação e cuidado com o futuro.

“Foi um trabalho longo de planejamento, para entender a demanda dos munícipes e desenvolver estratégias para que os algorítmicos das redes conseguissem o maior volume de entregas. Hoje podemos por exemplo direcionar um aviso de eventual falta de água para um bairro específico onde será realizada uma manutenção e a entrega ser 100% assertiva para o munícipe não ser surpreendido”, explicou Del Gelmo.

Após a avaliação dos trabalhos por uma auditoria independente, os cases seguem para a etapa da premiação regional e na sequência são encaminhados para a etapa nacional.

Independente do resultado a DAE Jundiaí já faz parte da história dos 51 anos da maior premiação do seguimento MARCAS.