Diante do atual cenário hídrico que afeta todo o estado de São Paulo, a DAE Jundiaí passou a apoiar a cidade de Itupeva através do remanejamento de recursos hídricos, reforçando o compromisso com a cooperação regional entre os municípios interligados pelas bacias hidrográficas.
Para ampliar a disponibilidade hídrica em Itupeva, a DAE Jundiaí intensificou a vazão de saída da represa Rio das Pedras e interrompeu a captação no Ribeirão Ermida, medida que possibilitou o aumento do volume de água direcionado ao Ribeirão Caxambu.
A medida foi definida em conjunto entre os gestores, com o objetivo de mitigar os impactos de estiagem que tem reduzido a capacidade dos mananciais da região. Apesar do apoio prestado ao município vizinho, não haverá impactos no abastecimento de água em Jundiaí. Atualmente, a represa de Acumulação e Captação de Jundiaí conta com nível de 69% da capacidade total, índice maior comparado ao mesmo período do ano passado.
Segundo o diretor-presidente Luiz Roberto Del Gelmo, neste período do ano é primordial que toda a população esteja consciente com o consumo de água. “A DAE Jundiaí tem trabalhado intensamente para enfrentar esse período para que a população não sofra nenhum prejuízo. Neste momento, é fundamental a economia de água para que possamos superar este período da melhor forma possível” declarou.
Neste cenário de crise hídrica, vale ressaltar que todos os municípios devem fazer o uso consciente da água, uma vez que as bacias hídricas são integradas.