A DAE Jundiaí concluiu, nesta sexta-feira (26), uma intensa semana de atividades dedicadas ao Setembro Amarelo, campanha nacional de prevenção ao suicídio. Com tema “Dialogando, Acolhendo e Escutando”, a programação promovida pela Seção de Serviço Social e Psicologia (SSP) alcançou servidores, estagiários, aprendizes e terceirizados, demonstrando o empenho da empresa em criar um ambiente de trabalho saudável e humanizado.
Do café da manhã de abertura à oficina de origami no encerramento, o objetivo foi claro: levar o debate sobre saúde mental para todas as áreas da companhia. Ao longo da semana, as ações mobilizaram centenas de participantes.
Um elemento especial marcou a campanha: o Tsuru, a tradicional dobradura japonesa que simboliza a saúde, a boa sorte e a esperança. A figura foi o elemento visual central da campanha, encerrando a programação na sexta-feira com a oficina de dobraduras “Entre Dobras e Respiros”, que ensinou os participantes a confeccionar o tsuru, além de borboletas e cachorros.
“Escolhemos o tsuru como elemento visual porque, na cultura oriental, ele representa um desejo de vida longa e de superação de momentos difíceis. Depois de abordarmos temas tão delicados em profundidade, oferecemos um momento de descompressão, reforçando que cuidar da saúde mental também é encontrar válvulas de escape no dia a dia,” explica a chefe da SSP, Gláucia Noguero.
Na DAE, a programação teve início na segunda-feira (22) com um café da manhã especial. No mesmo dia, a dinâmica “Estoure sua Dor” permitiu, de forma simbólica, que os participantes liberassem sentimentos negativos e fossem surpreendidos com mensagens de acolhimento.
Para garantir que a pauta chegasse a todos os empregados, a equipe da SSP visitou as unidades externas (unidades de manutenção descentralizadas, Estação de Tratamento de Água, seções de Recalque e Eletromecânica e Parques) na terça e quarta-feira. As Rodas de Conversa “Falar é a melhor solução” reuniram 180 pessoas, que compartilharam experiências e refletiram sobre a importância de pequenas ações para a qualidade de vida.
Outro ponto alto da semana foi a palestra “Quem ameaça, faz?”, realizada na quinta-feira (25) no Auditório Planeta Água. Com foco na prevenção ao suicídio e identificação de sinais de alerta, o encontro reuniu 167 participantes e desmistificou pontos importantes sobre o tema.
O Diretor-Presidente da DAE reforçou o compromisso institucional com a causa. “A saúde mental não é um assunto para ser debatido apenas em setembro, mas sim uma prioridade da nossa gestão. Uma empresa só prospera quando seus colaboradores estão bem, física e mentalmente”, afirmou Del Gelmo.
Manhã de Prevenção
Ainda entre as ações do Setembro Amarelo, o Parque da Cidade – administrado pela DAE Jundiaí – irá promover, neste sábado (27) uma manhã de Prevenção e Conscientização ao Suicídio. O evento terá início às 9 horas no Palco Arena e contará com atividades gratuitas e abertas ao público.
A programação inclui aulas de ginástica, alongamento, zumba, palestra e uma caminhada pelo parque.
Onde Buscar Ajuda
Para quem está passando por dificuldades emocionais e precisa de ajuda imediata, a DAE Jundiaí reforça que existem canais de acolhimento disponíveis.
A Prefeitura de Jundiaí mantém os os Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), unidades especializadas no tratamento de transtornos mentais, oferecendo cuidado e reinserção social. Procure a unidade mais próxima de sua residência.
A nível nacional, a população também tem à disposição o Centro de Valorização da Vida (CVV). Serviço voluntário gratuito de apoio emocional e prevenção do suicídio para todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo e anonimato. O atendimento é realizado 24 horas pelo número 188.
Os servidores da empresa também podem procurar a seção de Serviço Social e Psicologia (SSP) que conta com uma equipe de profissionais qualificados para o atendimento.