EMEB da Vila Maringá arrecada mais de 800 litros e vence campanha do “Óleo do Bem”

Publicada em

A campanha “Óleo do Bem” premiou, nesta sexta-feira (7), a EMEB Prof. Owen Zilio, na Vila Maringá, como destaque do segundo semestre de 2025. A escola foi reconhecida pelo forte engajamento da comunidade escolar na arrecadação de 813 litros de óleo de cozinha usado, volume que contribuiu de forma significativa para a preservação ambiental e a destinação correta desse resíduo.

O projeto, que tem como principal objetivo conscientizar a população sobre os impactos do descarte incorreto do óleo e incentivar hábitos sustentáveis, já arrecadou quase 10 mil litros desde o início das ações. Todo o material coletado é encaminhado para reciclagem e transformado em sabão ecológico, mais de cinco mil barras já foram distribuídas à comunidade.

A iniciativa envolve as EMEBs como pontos de coleta, estimulando a participação de alunos e de toda à comunidade. A cada semestre, a escola que mais arrecada é premiada, em reconhecimento ao esforço coletivo e ao compromisso ambiental dos participantes.

Com todo o processo de reciclagem do óleo arrecadado, foi possível evitar a contaminação de aproximadamente 248 milhões de litros de água, o equivalente a cerca de 100 piscinas olímpicas.

Para a Gerente de Gestão Ambiental da DAE, Maria Carolina Hertel Dutra, o sucesso da campanha reflete na importância da conscientização ambiental. “Para a DAE, participar dessa iniciativa é uma forma de colocar em prática o compromisso com a sustentabilidade e a educação ambiental. O óleo de cozinha, quando descartado de forma incorreta, pode causar sérios impactos nos corpos hídricos e nas redes coletoras”, destacou.

A EMEB Aparecida Bernardi do Amaral, do Morada da Vinhas, ficou em segundo lugar, com 676 litros de óleo coletados. Como premiação, os alunos participaram de uma visita guiada ao Mundo das Crianças e receberam kits com mochila e estojo.

Representaram a DAE na ação, o Diretor Superintendente de Engenharia João Viveiros e o Encarregado de Resíduos Vitor Ângelo Arantes, da Gerência de Gestão Ambiental, que auxiliou na coordenação das atividades do programa.

Com o encerramento do ciclo de 2025, a campanha segue ativa, ao todo 57 locais participaram ao longo dos dois semestres. Além das escolas, a população também pode participar entregando o óleo usado nos Postos de Atendimento da DAE, que funcionam como pontos fixos de coleta.