Celebrado nesta segunda-feira (26), o Dia Mundial da Educação Ambiental reforça a importância do conhecimento e da conscientização para a preservação dos recursos naturais. Em Jundiaí, esse compromisso se materializa no Programa Águas de Jundiaí, principal iniciativa de educação ambiental da DAE Jundiaí.
Neste início de ano, o programa promoveu uma ação especial: levar os próprios empregados da empresa para vivenciar, na prática, todo o percurso da água. Servidores, estagiários e empregados terceirizados participaram da experiência, conhecendo de perto as etapas do tratamento de água e esgoto.

A iniciativa foi pensada como complemento à missão educativa do programa, tradicionalmente voltado a estudantes e grupos externos, e reforça o compromisso da empresa com a formação de uma cultura interna de sustentabilidade e conhecimento integral do ciclo da água.
Durante o percurso, os participantes conheceram a Estação de Tratamento de Água do Anhangabaú (ETA-A) e a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), etapas essenciais do processo que garantem o saneamento de qualidade.
“Essa iniciativa mostra os processos de tratamento de água e esgoto na cidade, além de fortalecer o senso de pertencimento e promover a integração entre os setores da empresa”, explicou o encarregado de Educação Ambiental da DAE, Danilo Resende
A avaliação dos empregados reforçou a importância dessa experiência para o entendimento da organização como um sistema integrado.“É importante todos estarmos inteirados e sabermos como funcionam todas as áreas da empresa. Existem pessoas que estão na DAE há anos e ainda não conheciam esse processo”, contou Márcio Mendes, chefe da Seção de Perdas.
“É uma ação importante para conhecermos todo esse ciclo da água e também conhecermos ainda mais a empresa onde trabalhamos e o trabalho desenvolvido por outras áreas, com as quais não temos contato no dia a dia”, destacou David Gomes, engenheiro civil.


Em 2025, o Programa Águas de Jundiaí, em conjunto com o projeto McTour, recebeu mais de duas mil crianças, proporcionando experiências práticas sobre o ciclo da água, saneamento e preservação ambiental.
Além disso, outras ações significativas reforçaram a educação ambiental ao longo do ano, como a Campanha Óleo do Bem, que arrecadou milhares de litros de óleo de cozinha usado, evitando a contaminação de redes de esgoto e cursos d’água.
Ao abrir o Programa Águas de Jundiaí para seus empregados, a DAE reforça a ideia de que a educação ambiental começa dentro da própria organização. “Conhecer o ciclo completo da água e os processos de saneamento é uma forma de integrar e fortalecer a cultura institucional de cuidado com o meio ambiente”, avalia o diretor-presidente da DAE, Luiz Roberto Del Gelmo.