Mente Saudável, Equipe Forte: DAE dá início a projeto voltado à saúde mental e adequação à NR-01

Publicada em

A DAE Jundiaí deu início, na última semana, ao projeto “Mente Saudável, Equipe Forte”, uma iniciativa voltada à promoção da saúde mental e à adequação da empresa às exigências estabelecidas pela nova redação da Norma Regulamentadora nº 01 (NR-01), que passou a incluir os fatores de risco psicossociais relacionados ao trabalho no Gerenciamento de Riscos Ocupacionais (GRO).

A largada oficial do projeto foi marcada pela apresentação da proposta às lideranças da empresa com o objetivo de conscientizá-los sobre a importância da participação ativa e do apoio às equipes para garantir o engajamento dos empregados nas próximas etapas. A iniciativa será conduzida pela Consultoria Orion, especializada em saúde mental nas organizações.

“Quando falamos em riscos e saúde no trabalho, normalmente pensamos apenas na saúde física. Mas nossas emoções nos acompanham todos os dias, e por isso é fundamental olhar também para os riscos psicossociais e para a saúde mental e emocional dos empregados que formam a empresa”, ressalta a representante da Orion e coordenadora do projeto Jaqueline de Freitas.

A atualização da NR-01, publicada pelo Ministério do Trabalho e Emprego, determina que as organizações passem a identificar, avaliar e gerenciar também os riscos psicossociais relacionados ao trabalho. A nova exigência reforça a necessidade  mapeamento desses riscos, por meio de um processo diagnóstico com ações preventivas e contínuas no ambiente de trabalho.

A chefe da seção de Serviço Social e Psicologia da empresa, Gláucia Noguero, destaca que a iniciativa vai além do atendimento a uma exigência legal. “Neste primeiro momento, tratamos como um projeto, mas a nossa intenção é que ele se transforme em um programa permanente. A saúde mental precisa estar integrada de forma definitiva ao cotidiano da DAE, como uma ação contínua de cuidado com as pessoas”, afirma.

O diretor-presidente da DAE Jundiaí, Luiz Roberto Del Gelmo, também destacou o compromisso institucional com o tema e com a adequação à legislação. “A DAE está se preparando para atender às novas exigências da NR-01, mas, acima de tudo, estamos cuidando das pessoas. Esse projeto representa um avanço importante para fortalecer nossa cultura organizacional e garantir um ambiente de trabalho mais saudável e equilibrado”, afirma.