A DAE Jundiaí, seguindo orientações do Promotor de Justiça de Jundiaí, dr. Claudemir Battalini, promove a limpeza e corte da vegetação em suas unidades para coibir possíveis queimadas neste período de seca.
A medida se deve ao fato de que a empresa possui grandes áreas vegetadas, localizadas em Casas de Bombas, Boosters, Estações Elevatórias de Esgoto, Estações de Tratamento de Água e Estações de Tratamento de Esgoto, além de espaços onde foram executados plantios e reflorestamentos.
O assunto foi tratado em ofício enviado pelo dr. Claudemir Battalini, questionando as ações com relação ao tema “Incêndio e Queimadas – Conscientização X Responsabilização”, cuja resposta já foi formalmente enviada pela DAE S/A.
O Promotor de Justiça informou quanto à importância das ações realizadas pelo DAE, bem como demais órgãos, para prevenção de situações que possam envolver queimadas e incêndios. “É imprescindível a conscientização e educação de todos para fins de solução definitiva desse grave problema que afeta o meio ambiente e a saúde da população”, lembra Battalini.
Segundo o diretor presidente da DAE, Eduardo Santos Palhares, a DAE tem feito a limpeza, poda e capina destes locais, de modo rotineiro, “seja por meio de contratos terceirizados ou com auxílio de parceiros e empresas contratadas para manter os projetos de reflorestamento”.
Em locais como a ciclovia entre o Jardim Botânico e o Parque da Cidade, às margens da Avenida Navarro de Andrade, e a represa de Captação, a ação é reforçada por meio de rondas diárias. “O objetivo é coibir os visitantes irregulares, que ateiam criminosamente fogo na vegetação”, detalha Palhares.
A população também pode ajudar e denunciar, por meio da Central de Relacionamento da DAE, no telefone 0800 133 155, qualquer movimentação suspeita. A ligação é gratuita e o atendimento 24 horas.