O aniversário é de Jundiaí, mas também do Mundo das Crianças: foi no dia 14 de dezembro de 2020 que o novo espaço foi apresentado à cidade e passou, em seguida, a ser visitado por grupos técnicos interessados em contribuir com a formulação de políticas públicas voltadas à infância. Em 2021, o Mundo – que pertence à DAE Jundiaí – pôde, enfim, abrir as portas para a população e desempenhou o papel essencial de permitir que as crianças pudessem ter uma sala de aula a céu aberto.
As iniciativas fizeram com o que o espaço ganhasse destaque nacional e internacional. O Mundo foi tema de reportagens no SBT Brasil, no jornal O Estado de S. Paulo e na Veja. Recentemente, as boas práticas e ações implantadas em Jundiaí por meio do programa Cidade das Crianças – incluindo o Mundo das Crianças – foram pauta durante o evento internacional de lançamento da edição 2021 do Early Childhood Matters, jornal publicado pela Fundação Bernard van Leer sobre avanços na primeira infância.
“O Mundo das Crianças tem, entre seus papeis essenciais, o de ampliar a área de preservação no entorno da represa e promover a educação ambiental, por meio de experiências inéditas. Construir o parque foi um desafio, pois colocamos em práticas conceitos relacionados à primeira infância sob a orientação da Rede Urban 95 e Fundação Bernard van Leer, por meio do Instituto Cidades Sustentáveis”, lembra o diretor presidente da DAE, Walter da Costa e Silva Filho.
O espaço conta, na sua primeira fase, com 170 mil m² de área para muita brincadeira, diversão, alegria, aprendizagem e interação com a natureza. Além disso, tem como marca registrada o foguete, a Casa da Árvore, as fontes, a pista de Skate – reconhecida pela Federação Paulista de Skate – e as áreas livres, que encantam os visitantes.
Para visitar o Mundo ou utilizar as quadras e Skate, é necessário agendamento prévio pelo site www.mundodascriancasjundiai.com.br.