Graças às manutenções preventivas realizadas na rede de esgoto, a DAE Jundiaí registrou uma queda de 25% nas demandas de vazamentos e obstruções. O índice corresponde às ocorrências registradas nos últimos cinco anos e incluem ações em toda a cidade.
Segundo dados da Manutenção da DAE, em 2018, 5.965 atendimentos foram realizados apenas na rede de esgoto. Em 2019, este número aumentou e chegou a 6.750. Em 2020, então, optou-se por dar início às manutenções preventivas. Naquele ano, houve 5.512 e, em 2021, 5.050. Já em 2022, de janeiro a junho, são 2.372 atendimentos.
Com equipamentos, toda a rede de esgoto é percorrida, realizando a limpeza. Detritos, principalmente areia, são retirados, além de lixo que não deveria estar na rede – como pedaços de madeira e plástico.
“A manutenção preventiva tem mostrado bons resultados. Há uma programação de retornos ao longo do ano, em busca de garantir o bom funcionamento da rede, e com isso deixamos de receber reclamações”, pontua o diretor da área, João Viveiros. “Regiões como o Jardim Novo Horizonte, onde havia um grande número de ocorrências principalmente em períodos de chuva, tiveram os vazamentos praticamente zerados”, acrescenta.
Atualmente, a rede de esgoto atende 98,23% da cidade, sendo que 100% do esgoto coletado é tratado. A rede tem 1.035 quilômetros de extensão. “Além da limpeza que a DAE realiza, é importante que as pessoas tenham consciência de que a rede é feita apenas para encaminhar o esgoto até o tratamento. Água de chuva e lixo não devem se misturar à rede de esgoto”, pontua.
Casos de vazamentos e obstruções devem ser informados à DAE por meio da Central de Relacionamento da empresa, no 0800 0133 155. A ligação é gratuita e o atendimento 24 horas.