Lançamento do projeto Teatro na DAE terá filhos de funcionários como primeiros espectadores

Publicada em

Lançamento do projeto Teatro na DAE terá filhos de funcionários como primeiros espectadoresO programa Águas de Jundiaí, que consiste em visitas monitoradas de estudantes nas Estações de Tratamento de Água e de Esgoto, acaba de ser ampliado. Atendendo hoje a crianças com idade entre 10 e 14 anos, o programa foi adaptado em forma de peça teatral para atender também a demanda do público de uma faixa etária menor, entre 6 e 9 anos.

Para isso, a Assessoria Pedagógica da DAE contratou a Cia. Na Ponta da Língua, que desenvolveu o espetáculo “Meio ou Inteiro?”, utilizando as informações relacionadas ao tratamento de água e esgoto aplicados na cidade e o conceito de meio ambiente. “Nas visitas que realizamos atualmente, não podem participar alunos com menos de 10 anos”, explica Verônica Medeiros, assessora pedagógica da DAE. “Por isso criamos o espetáculo, para passar orientações ambientais, mas com uma linguagem diferente e adequada às crianças menores.”

Para marcar o lançamento da peça, que será apresentada no Auditório Planeta Água, foram convidados os filhos de funcionários da empresa, com idade entre 6 e 12 anos. A apresentação será no dia 22 de julho, em duas sessões: às 10h30 e às 13h30. Para participar é preciso fazer a inscrição da criança até o dia 15 de julho, no Centro de Capacitação, diretamente com Verônica (ramal 1455).

Com o intuito de facilitar o transporte das crianças – que deverão vir acompanhadas de um outro responsável (não o próprio funcionário) – a DAE vai disponibilizar gratuitamente um ônibus que sairá do viaduto da Avenida Jundiaí (sentido Centro/Anhanguera), próximo ao terminal Central, às 10h e às 13h, com destino à empresa.

Em agosto o espetáculo será apresentado a alunos de escolas da rede pública e particular.

“Meio ou Inteiro?” – O espetáculo, com Marici Nicioli, Luíza Bitencourt e Paula Miurim, aborda de maneira lúdica e interativa questões ambientais como a poluição, o desmatamento e a disponibilidade da água, a maior riqueza do planeta. O texto é intercalado com músicas ao vivo, executadas por Kleber Moura e Del Piovesan.

O projeto Águas de Jundiaí, uma parceria com a Companhia Saneamento de Jundiaí (CSJ) e a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes, é o resultado da junção de dois extintos programas ambientais, o Ciclo das Águas e o Água Viva. Atualmente é realizado trêss vezes por semana, pela manhã e à tarde, para alunos do Ensino Fundamental da rede pública e particular, que conhecem os processos de tratamento da água, do esgoto e a proteção aos mananciais responsáveis pelo abastecimento da cidade.