DAE realiza 1° Fórum Interno de Integração

Publicada em

Nesta quarta, dia 17, foi realizado o 1° Fórum Interno de Integração da DAE, no auditório Planeta Água. A ocasião permitiu a divulgação dos Valores, Visão e Missão que sempre serviram de base para a conduta da empresa, mas que agora passam a ser assimilados mais claramente por toda a equipe que atua na empresa.

O diretor presidente da DAE, Wilson Roberto Engholm, fez a abertura do evento e enfatizou a importância do comprometimento da organização com suas diretrizes. “Com a disseminação dos nossos Valores, Visão e Missão, os colaboradores trabalharão com a mesma intenção, que é evoluir sempre. Precisamos saber quais são nossos objetivos para encontrarmos nosso caminho”, ressaltou.
O prefeito Miguel Haddad também participou da abertura do Fórum, quando teve a oportunidade de parabenizar os trabalhadores por integrarem uma empresa considerada modelo na área em que atua. “Jundiaí é muito bem resolvida em saneamento. Esse resultado deve-se ao trabalho de todos os envolvidos na rotina da empresa, que buscam a excelência em suas funções”, elogiou.
Durante todo o dia, o Gespública (Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização) – que conta com um grupo de voluntários na DAE atuando na busca pela excelência dos serviços prestados à população, incluindo a capacitação dos funcionários, entre outras coisas -, foi um dos assuntos principais. A coordenadora do grupo, Dóris Garisto Lins, explicou a meta desse espaço reservado para a discussão, reflexão e entendimento da organização, realizado com a ajuda dos próprios funcionários da empresa. “O Gespública é um programa que existe para realizar melhorias contínuas, de maneira participativa, já que todos os funcionários não só podem, como devem, contribuir”, comentou.
Os integrantes do programa, baseados nos fundamentos de excelência – publicidade, impessoalidade, moralidade, legalidade, foco no cliente e eficiência – discutem propostas e as enviam para as Gerências, Diretorias e Presidência, que avaliam a viabilidade das ações, “visando sempre as pessoas, o convívio harmônico e democrático”, lembrou Dóris.

Aprovação

O 1° Fórum Interno de Integração surtiu resultados positivos entre os funcionários, que puderam entrar em contato com o funcionamento de alguns departamentos da DAE. Temas como proteção dos mananciais, tratamento da água e esgoto, abastecimento de água, controle de qualidade e utilização do lodo de esgoto como fertilizante orgânico foram explicados por representantes de diversos setores. “Aproveitei muito o Fórum, porque sou novo na DAE e aprendi o que acontece em outros setores”, afirmou Roberto Chiavegatto, motorista há três meses. O fiscal de obras, Adonis D’Antola, há 24 anos na empresa, também considerou importante a promoção do evento. “É bom fazer este tipo de investimento nos funcionários, pois, assim, ficamos atualizados, aprendemos coisas novas”, ponderou.
Entre outros assuntos, também foram abordados os processos de compras e licitações, normas, valores, modalidades e prazos; a Central de Relacionamento ao Cliente e suas funções; os princípios da administração pública, estrutura organizacional, planos de empregos, avaliações de desempenhos, benefícios, e segurança no trabalho.

Valores, Missão, Visão

Os Valores que sempre nortearam as ações da DAE passam, a partir do Fórum, a marcar presença na vida daqueles que integram e que estão, de alguma maneira, relacionados à empresa. São eles: foco no cliente, valorização e crescimento profissional, modernidade e inovação, comprometimento com a eficácia, ética, transparência e responsabilidade socioambiental.
Com eles, a Missão continua ser o alcance da excelência na prestação de serviços, garantindo sua universalização e a satisfação da sociedade, revertendo os resultados em saneamento, proteção aos mananciais e ao meio ambiente e a Visão, o objetivo futuro: ter reconhecimento nacional como uma organização eficiente na prestação de serviços de saneamento.