Retrospectiva 2022: início da operação das Unidades Descentralizadas marca ano da DAE

Publicada em

As Unidades Descentralizadas de Manutenção, implantadas nas regiões Norte, Sul, Leste, Oeste e Centro, criaram, em 2022, um novo caminho para o trabalho da DAE Jundiaí. Considerada referência nacional em saneamento, as unidades foram planejadas para dar um atendimento mais ágil e eficiente às mais de 1,7 mil ocorrências de vazamento e obstruções atendidas por mês pela empresa.

Cada Descentralizada conta equipamentos, máquinas e materiais necessários para realizar as manutenções. “Nosso objetivo é alcançar a excelência no atendimento”, afirma o diretor de Manutenção da DAE, João Viveiros. As Unidades estão localizadas nos bairros Cidade Nova (Leste), Vila Jundiainópolis (Sul), Residencial Jundiaí (Oeste) e Distrito Industrial (Norte). A Unidade Centro fica junto à sede administrativa, na Vila Hortolândia, mas deve mudar de local.

Além da operação, em 2022, a DAE avançou rumo à universalização do saneamento. Deu início às obras de esgotamento sanitário no Terra Nova e no Castanho e, ainda, das adutoras no Champirra e Mato Dentro. No Jardim Fepasa, realizou o remanejamento da rede de esgoto da rua Bom Sucesso, o que beneficiou 180 imóveis e 700 moradores.

Entre as obras, estão ainda o remanejamento de adutoras e interceptores na rodovia João Cereser, em conjunto com as intervenções promovidas pela Rota das Bandeiras, e redes de esgoto no Fazendinha, Bosque do Corrupira, Vale Azul e Novo Horizonte.

As ações foram consolidadas na nova versão do Relatório de Sustentabilidade da empresa, documento que apresenta os resultados operacionais, socioambientais e financeiros no biênio 2020-2021. Lançado em outubro de 2022, o Relatório está disponível no site www.daejundiai.com.br.

Consumo consciente

O ano de 2022 também foi marcado pelo lançamento de um gibi educativo utilizado por 25 mil alunos das turmas do G5 e do 1º ao 5º ano – Educação Infantil II e Fundamental I – das escolas da rede municipal de ensino.

O material, que mostrava a “dona Rê, a Reutilizadora” e seu filho Júnior, ensinou às crianças sobre a importância do uso racional da água, o que foi possível graças a uma parceria entre a DAE e a Unidade de Gestão de Educação.

Parque e Mundo

Com quase 50 mil visitantes por mês, o Parque da Cidade e o Mundo das Crianças reuniram ações socioambientais e promoveram o contato com a natureza ao longo de todo o ano.

Considerado uma sala de aula a céu aberto, o Mundo completou dois anos no último dia 14 de dezembro e recebeu, em 12 meses, cerca de 270 mil pessoas. Até março de 2023, quem passar pelo parque ainda poderá apreciar as instalações artísticas do Zoo Urbano, que levou ao local um zoológico com esculturas gigantes, criadas de forma sustentável.