No Dia Mundial da Água, celebrado nesta quarta-feira (22), Jundiaí tem a comemorar: reconhecida por sua segurança hídrica e considerada uma referência nacional em saneamento, a cidade conta com 99,07% de atendimento em redes de água, 98,23% em redes de esgoto e 100% do esgoto coletado sendo tratado.
Apesar da situação segura, são necessários esforços para que a população use a água de forma consciente. Para isso, a DAE Jundiaí promove campanhas anuais com o tema e realiza programas educacionais, com destaque para o Águas de Jundiaí. O programa – tema da campanha de mídia atual da empresa, que celebra a data – levou informações sobre saneamento a mais de cinco mil estudantes, apenas em 2022.
Este conhecimento também foi compartilhado com os visitantes do complexo de parques administrado pela DAE – Parque da Cidade e Mundo das Crianças – onde são realizados os projetos Sala Verde e a contação de histórias, respectivamente, além de visitas guiadas, e chegou a 50 mil alunos da rede municipal, que receberam gibis educativos feitos pela empresa.
“É de fundamental importância que cada cidadão reflita sobre o uso racional da água, adotando ações simples em casa, como não tomar banhos demorados. Jundiaí tem um planejamento, seguido por administração a administração, que nos permite ter segurança hídrica, mas o consumo consciente deve ser uma constância”, pontua o diretor presidente da DAE, Walter da Costa e Silva Filho.
Participe
O Águas de Jundiaí começa na sede administrativa da empresa, onde os participantes assistem a uma palestra sobre saneamento no Auditório Planeta Água. Em seguida, o grupo segue para a Estação de Tratamento de Água do Anhangabaú (ETA-A) e, depois, para a Estação de Tratamento de Esgoto do Jardim Novo Horizonte – operada pela Companhia Saneamento de Jundiaí (CSJ). O percurso tem duração total de três horas.
As visitas para alunos da rede municipal são organizadas por meio da Unidade de Gestão de Educação; já os demais interessados podem entrar em contato pelo e-mail aguasdejundiai@daejundiai.com.br ou pelo telefone (11) 4589-1472.