A DAE Jundiaí deu início ao processo para obtenção do certificado ISO 9001, norma que estabelece requisitos para o Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) de uma organização. O trabalho será coordenado pela Diretoria de Assuntos Regulatórios e Novos Negócios (DRN) da empresa e exigirá o envolvimento de vários setores.
“É um passo importante que precisamos dar, para criarmos processos que possam ser seguidos por todos, gestão a gestão. A DAE, ao longo de sua história, sempre se pautou na continuidade e no planejamento, o que será aperfeiçoado com a ISO”, afirma a diretora da DRN, Ingrid Graziele Reis do Nascimento.
Com este foco, a equipe da DRN e a analista comercial da DAE, Deise Polvani, visitaram a Sanasa Campinas, na última semana. O grupo foi recebido pelo diretor técnico da Sanasa, Marco Antônio dos Santos, pelo gerente de Gestão da Qualidade e Relações Técnicas, Alessandro Tetzner, e pela coordenadora de Gestão de Qualidade, Sônia Souza.
“A Sanasa já possui a ISO e propôs um convênio com a DAE, sem custos. Estamos avaliando esta possibilidade de modo que possamos compartilhar conhecimentos e experiências”, pontua Ingrid.
No saneamento básico, a gestão da qualidade permite a aplicação de boas práticas, como o controle e manutenção de documentos ou registros, adoção de indicadores de desempenho, transparência pública e satisfação dos usuários.