A DAE Jundiaí informa que os parques que integram seu complexo – Mundo das Crianças e Parque da Cidade – seguem acompanhando todas as instruções regulares da Vigilância em Saúde Ambiental (VISAM), órgão da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), quanto à necessidade de placas de orientação à população sobre a possível presença de carrapatos em áreas próximas à represa.
Em ambos os parques, placas informativas alertam para a possível presença de carrapatos, que costumam usar como hospedeiros os animais silvestres que habitam áreas abertas.
A DAE informa ainda que há cercas de contenção para manter animais, como as capivaras, nas áreas da represa, além de também realizar semanalmente a roçada, com o objetivo de deixar a grama baixa, e a manutenção dos aceiros (faixas sem vegetação para minimizar a presença de parasitas).
Os colaboradores que atuam nos parques também reforçam diariamente junto aos visitantes o alerta, orientando quanto à necessidade de respeitarem os avisos e evitarem a proximidade aos locais indicados.