A DAE Jundiaí, através da assessoria de Relações Educacionais e com o apoio da Secretaria de Educação, iniciou o programa Pingo de Gente.
Destinado principalmente a crianças entre 10 e 12 anos, é voltado a visitas monitoradas às Estações de Tratamento de Água Anhangabaú (ETA) e de Esgoto (ETE) que mostram todo o processo de tratamento de água e esgoto no município.
O Colégio Santa Felicidade abriu a programação do projeto e fez a visita com 40 crianças da 6ª série do Ensino Fundamental. A primeira parada foi na sede da DAE, onde o grupo assistiu uma palestra informativa com a monitora Crislaine Pissini. Depois, os alunos seguiram para a Casa de Bombas, onde a água da represa é bombeada até a ETA. Lá ouviram explicações e conheceram todos os processos de tratamento da água: coagulação, floculação, decantação, filtração, desinfecção e fluoretação.
A professora Raquel Machado Foelker aprovou a iniciativa do projeto. “Os alunos adoraram a visita, na mesma semana tiveram uma prova sobre o assunto e ficaram felizes porque lembravam de tudo.”
Segundo o assessor de Relações Educacionais da DAE, Paulo Taffarello, o objetivo do projeto é ensinar educação ambiental de uma forma prática. “É importante que saibam como esse processo funciona, assim darão mais importância à preservação dos mananciais.”
O Pingo de Gente é destinado as escolas municipais e particulares. Alunos de escolas estaduais também podem participar de acordo com a agenda do programa. Mais informações pelo telefone: 4589-1455 ou pelo email: pingodegente@daejundiai.com.br.