Os trabalhos técnicos coordenados pela equipe da DAE Jundiaí nesta terça-feira (19), durante o primeiro dia de apresentações do 51º Congresso Nacional de Saneamento da Assemae, em Poços de Caldas (MG), conquistaram o interesse do público. O evento segue até a próxima sexta-feira (22) e destaca as ações da DAE, incluindo o complexo de parques administrado pela empresa – Parque da Cidade e Mundo das Crianças.
Temas como tecnologia mobile, reutilização de resíduos sólidos, reuso indireto de água potável, governança e recursos humanos, sob a ótica do saneamento, foram debatidos. Poliana Canassa, colaboradora de uma consultoria de Campinas, elogiou a palestra do servidor Vitor Arantes e as iniciativas da DAE com foco na economia circular.
“A abordagem foi interessante porque mostrou que a empresa se preocupa com o reuso e o remanufatura antes de buscar a reciclagem, que é um processo que também gera custos e gastos de energia”, avaliou Poliana.
Heloise Fernandes da Silva, que atua na Semasa (Serviço Municipal de Água, Saneamento Básico e Infraestrutura) de Itajaí, em Santa Catarina, quer fazer mais um contato com a DAE depois de assistir à palestra do diretor superintendente de Gestão, Evandro Biancarelli. Ele falou sobre governança e ferramentas que trazem transparência e confiabilidade ao processo de registro de reuniões.
“Atuo na assessoria de Governança da Semasa, que foi criada recentemente, e sentimos que faltam processos para garantir mais confiabilidade e segurança da informação. Farei contato com a DAE Jundiaí para obter mais dados e trazer esta experiência.”
Fabricio Jacques Vieira, da Universidade Federal de Santa Catarina, também assistiu à palestra do superintendente. A agilidade do sistema foi o que mais chamou sua atenção. “Isso contribui para a desburocratização”, definiu.
A apresentação de trabalhos técnicos e a participação em mesas redondas segue nesta quarta (20) e quinta-feira (21). Na pauta desta quarta, educação ambiental, Lei Geral de Proteção de Dados, riscos corporativos, Plano de Segurança da Água, parcerias público-privadas, parques da DAE, programa Águas de Jundiaí, ESG e contratação de consultorias.