“Tudo o que vai volta. Esgoto não é lixeira” é o tema da nova campanha da DAE Jundiaí, que tem como destaque a dona Rê. Depois de incentivar o consumo consciente da água, a personagem agora ensina que lugar de lixo não é no vaso sanitário.
Quem descarta fraldas, fio dental, lenços umedecidos, preservativos, absorventes e pontas de cigarro na rede de esgoto gera obstruções e entupimentos, que podem levar ao retorno do esgoto ao imóvel.
“O descarte irregular na rede pode levar a um vazamento na tubulação, um retorno de esgoto dentro do imóvel ou até a afundamentos no asfalto. Isso pode causar a necessidade de uma obra no local para a troca do trecho da rede que foi danificado”, detalha o diretor de Manutenção da DAE, João Viveiros.
A conscientização da população é essencial. A DAE tem ajudado e realiza manutenções preventivas de forma periódica na cidade. “Estamos trabalhando para diminuir o número de ocorrências, mas é essencial que as pessoas façam a destinação correta de cada material”, reforça.
Fique atento: na pia da cozinha, não é permitido se desfazer de óleo, pó de café, restos de comida, cascas de fruta, legumes ou qualquer outro tipo de detrito. Já no vaso sanitário, não é correto jogar papel higiênico, preservativos, absorvente, fralda, ponta de cigarro, pedaços de pano, sabonetes, tubo de creme dental, aparelho de barbear, pente, cotonetes e fio dental.
Atualmente, a rede de esgoto atende 98,81% da cidade, sendo que 100% do esgoto coletado é tratado. A rede tem 1.065 quilômetros de extensão.
Para mais informações, acesse o site da DAE (www.daejundiai.com.br) ou entre em contato com a Central de Relacionamento da empresa, pelo 0800 0133 155. A ligação é gratuita e o atendimento 24 horas.