O prefeito Ary Fossen esteve ontem, terça-feira, junto com o presidente da DAE, Eduardo Santos Palhares e o diretor de operações da DAE, Milton Takeo Matsushima, visitando as obras de modernização da Estação de Tratamento de Água – ETA – do Anhangabaú.
Na ocasião, foi apresentado ao prefeito o projeto e a construção da caixa de equalização, onde são aplicados os produtos químicos: cal hidratada, cloro, poliortofosfato e flúor, para a homogenização.”Esse sistema tem a função de promover uma equalização e homogenização dos produtos aplicados no tratamento de água que abastece a cidade, com muito mais precisão e segurança nas dosagens”, explicou Takeo.
Para Ary, trata-se de uma obra de grande importância. “A DAE tem toda uma programação de melhoria em seus reservatórios e este equipamento chega agora para melhorar ainda mais a qualidade da água de Jundiaí”, enfatizou.
A caixa tem 14,5 metros de largura por 26 metros de comprimento e profundidade de 4,35 metros. Com a instalação da caixa, cujo investimentoi foi de aproximadamente 750 mil reais, a ETA ganha mais mil metros cúbicos de reservação de água tratada. “Temos 21 mil metros cúbicos (2 reservatórios) de reservação e com a caixa vamos ganhar mais mil metros”, comentou Takeo.
De acordo com o Eduardo Palhares, o objetivo principal é fazer da DAE uma empresa cada vez mais eficiente. “Nossa missão e objetivo principal é tornar a DAE cada vez mais eficiente. E dentro de um princípio de total legalidade e transparência estamos buscando alternativas que nos dêem um crescimento antecipado, recuperação de receitas, substituição de equipamentos e materiais antigos por tecnologia de ponta, melhor aproveitamento de nossos funcionários, diminuição do nosso índice de perda e disponibilidade para atender a demanda de crescimento hoje verificada para os próximos 20 ou até 30 anos”, disse.