A chefe da Seção de Fiscalização de Mananciais da DAE Jundiaí, Rosemeire Moreira, representou a empresa no VII Workshop de Águas Subterrânea dos Comitês PCJ, que teve como tema “Sustentabilidade hídrica nas Bacias PCJ e o papel das águas subterrâneas”. O encontro foi realizado na UNESP em Rio Claro, nos dias 18 e 19 de outubro.
Com o objetivo de reunir profissionais de diversos setores, interessados em promover discussões sobre o equilíbrio dos recursos hídricos subterrâneos, o workshop contou com a participação de pesquisadores de diversas instituições, como a Unifesp, Unicamp e a Unesp, IPT e IPA, além de empresas.
“Foram abordados temas relativos à importância dos estudos hidrogeológicos e projetos visando a proteção e recarga dos aquíferos, responsáveis pelo abastecimento e perenidade das águas superficiais”, contou.
Durante o evento, Rosemeire participou da mesa redonda “Experiências de uso e ocupação do solo na proteção das águas subterrâneas”, na qual fez uma apresentação sobre o Aquífero Cristalino que abrange todo o território de Jundiaí e Região Metropolitana.
“Abordei artigos e instrumentos do Plano Diretor, Código de Obras, Lei Estadual da APA Jundiaí e dos Planos de Saneamento e de Recursos Hídricos, que visam garantir a recarga do aquífero, por meio de taxas mínimas de permeabilidade do solo e técnicas de engenharia em SBN (Soluções Baseadas na Natureza), que se assemelham aos processos naturais, diminuindo os efeitos das alterações climáticas e tornando a cidade mais resiliente”, detalhou.