O êxito de Jundiaí na área de saneamento levou a cidade a ser destaque no ProAguas Indústria 2023-2025, evento internacional na área de tratamento de águas residuais industriais, que reuniu especialistas e profissionais dedicados à temática em Portugal.
O case foi apresentado pela especialista em Regulação do Centro Internacional da Água de Lisboa LIS-Water, Cíntia Vilarinho, que visitou Jundiaí e conheceu de perto a operação da DAE Jundiaí e da Companhia Saneamento de Jundiaí (CSJ). Na cidade, ela foi acompanhada pela diretora de Assuntos Regulatórios e Novos Negócios da DAE, Ingrid Graziele Reis do Nascimento.
“Jundiaí, reconhecida por seus notáveis índices de sucesso, já alcançou a universalização do saneamento nos patamares estabelecidos para água e esgoto no Brasil, destacando-se com um índice de 100% de esgoto tratado. Esses resultados não apenas aprimoraram a qualidade de vida da comunidade local, mas também desempenham um papel crucial na restauração ambiental da região”, disse Cíntia.
Ela também ressaltou a reclassificação do rio Jundiaí, que passou da classe 4 para a classe 3, e abordou a iniciativa da CSJ em gerar fertilizante a partir do lodo do esgoto tratado em sua Estação de Tratamento, o que, para ela, é uma demonstração notável de economia circular e “upcycling” (reciclagem criativa e com alto valor econômico).
“O sucesso de Jundiaí é um exemplo do papel de liderança que o Brasil desempenha na busca por soluções eficazes e sustentáveis no tratamento de águas residuais. Jundiaí é uma das experiências que colocam o país na vanguarda desse movimento global, inspirando e orientando outros países e continentes para um futuro mais promissor e sustentável”, acrescentou.
Para Ingrid, as ações que a DAE e seus colaboradores têm realizado, com o compromisso de prestar serviços com qualidade, têm reverberado nacional e internacionalmente. “A Cíntia pôde constatar de perto que a DAE se orgulha daquilo que entrega. E esse orgulho serviu de inspiração para outras entidades e despertou a curiosidade sobre o segredo do sucesso da nossa empresa. Um dos segredos que a gente pode atribuir é o empenho de todos os colaboradores e a identidade que cada um criou com a DAE”, afirma.
Promovido pela Águas do Tejo Atlântico (AdTA), em parceria a LIS-Water e o Laboratório Nacional de Engenharia Civil de Portugal (LNEC), com o apoio do Fundo Ambiental de Portugal, o ProAguas Indústria teve como objetivo incentivar melhorias na abordagem do tratamento de águas residuais no contexto português.