Na última quarta-feira (1º), o Consórcio PCJ divulgou os finalistas do Prêmio “Sua Gota faz a Diferença”, premiação destinada ao projeto Gota d´Água 2023. Entre os finalistas da categoria podcast, foi classificado o projeto da Escola Estadual Barão de Jundiaí, encabeçado por alunos do Ensino Médio e idealizado em parceria com a DAE Jundiaí.
O tema deste ano foi “Água para mim, água para nós: minha voz no Comitê Mirim”. Para produção do podcast, os alunos fizeram uma visita técnica aos equipamentos da DAE Jundiaí, como a Estação Elevatória de Água Bruta do Jundiaí Mirim (Recalque), onde foi feita uma coleta de amostra de água. Na sequência, visitaram o Laboratório de Qualidade de DAE e acompanharam a análise da amostra coletada. A visita também incluiu uma parada no Parque da Cidade e Mundo das Crianças, onde conheceram de perto a represa de Acumulação.
Além do formato podcast, também foram selecionados trabalhos nas categorias vídeos e desenhos. A divulgação dos vencedores de cada categoria será na próxima sexta-feira, dia 10, durante o Seminário de Avaliação do Projeto Gota d’Água, em Extrema (MG).
“Recebemos a notícia da classificação com alegria por mais um trabalho de educação ambiental realizado em parceria com a comunidade. Estamos na torcida para que o trabalho dos alunos da Barão de Jundiaí seja o vencedor, mas acompanhando o envolvimento dos estudantes na execução do trabalho, podemos dizer que é um demonstrativo de que o objetivo proposto pelo projeto foi alcançado”, destacou o diretor de Mananciais, Martim Ribeiro, lembrando que os alunos foram acompanhados durante toda a produção do trabalho pela assessora de Políticas de Saneamento, Fabiana Gonçalves de Oliveira e pelo encarregado de Educação Ambiental, Danilo Resende de Moraes.
Além de Jundiaí, também concorrem ao prêmio escolas dos municípios de Cosmópolis, Pedreira, Santa Gertrudes, Valinhos e Vinhedo. O objetivo da premiação é engajar municípios com as atividades de educação e sensibilização ambiental voltada à Gestão de Recursos Hídricos.