DAE instala equipamentos de primeiro mundo na ETA-Anhangabau

Publicada em

A DAE está modernizando a Estação de Tratamento de Água do Anhangabaú (ETA A) com a construção de uma “caixa de equalização” e a instalação de novos equipamentos de ponta que vão promover um salto de qualidade em todo sistema de abastecimento e fornecimento de água.

Um dos investimentos é o tanque de equalização, onde são aplicados os produtos químicos: cal hidratatada, cloro, poliortofosfato e flúor, no início da caixa que tem vazão de 1.800 l/s. “Esse sistema tem a função de promover uma equalização e homogenização dos produtos aplicados no tratamento da água que abastece a cidade, com muito mais precisão e segurança nas dosagens. É um sistema de monitoramento automatizado, que corrige imediatamente um possível erro de dosagem. É de primeiro mundo” – diz o engenheiro Edevanir Mondo, responsável pela ETA A.

Com a instalação da caixa, cujo investimento foi de aproximadamente 750 mil reais, a ETA, segundo Mondo, ganha mais mil metros cúbicos de reservação de água tratada. “Temos 21 mil metros cúbicos (2 reservatórios) de reservação e com a caixa vamos ganhar mais mil metros”.

Medidores

Também foram instalados três medidores ultrassônicos na entrada das adutoras de 1.000, 600 e 250 milímetros, que servem para verificar a vazão da água bruta que chega na ETA-A. Junto com esses medidores tem a calha Parshall (saída da caixa de equalização), que vai medir com exatidão o volume da água distribuída para toda cidade.