Combate à perdas: DAE realiza ação de caça vazamento

Publicada em

Em continuidade às ações para redução das perdas de água, a DAE Jundiaí realiza o programa de caça vazamentos. Uma equipe de pesquisa acústica de vazamentos não visíveis irá vistoriar as redes de água através da escuta nas ligações e geofonamento nas vias, incluindo ruas e condomínios. A iniciativa conta com investimento de R$ 1 milhão.

“Os funcionários verificam indícios de vazamento nas ligações por meio de uma haste de escuta. Não há necessidade de entrar no imóvel, somente para acessar o hidrômetro, ou realizar qualquer tipo de serviço no cavalete”, explica a gerente de Controle de Perdas da DAE, Fernanda Calheiros.

A ação é uma forma de identificar vazamentos na rede de água antes que aflorem à superfície, e se tornem problemas maiores para o abastecimento. “Quando encontrados indícios de vazamento é feita uma marcação na calçada. Através dessa marcação a equipe da DAE realiza o reparo do vazamento”, detalha Fernanda. Para que ocorra o reparo, é importante que, ao identificar a marcação da empresa, o morador não apague ou obstrua o local.

É importante lembrar, ainda, que as redes de água fazem parte da infraestrutura de abastecimento e a DAE deve ter livre acesso a elas. “Caso a entrada para o trabalho não seja autorizada, o local pode ter o abastecimento de água interrompido, conforme consta no Regulamento de Serviços da DAE”, afirma.

O serviço será realizado pela empresa Sanetrix. Os funcionários estarão uniformizados e com crachá de identificação.

Melhoria da Pressão

Além da ação de caça vazamentos, as equipes da Gerência de Controle de Perdas da DAE estão realizando testes de novas válvulas redutoras de pressão no Loteamento Tereza Cristina. O serviço integra as ações do Programa de Melhoria da Pressão e está sendo realizado em parceria com a empresa francesa Ramus.

“Os testes em andamento têm como principal objetivo validar a efetividade do equipamento na redução de perdas, buscando maior eficiência operacional do sistema de distribuição de água”, explica o engenheiro civil Gilberto Gonçalves.

Os nomes e documentos dos colaboradores a serviço da DAE podem ser confirmados pela Central de Relacionamento da empresa, no telefone 0800 0133 155. A ligação é gratuita e o atendimento 24 horas.