Os servidores Paulo Antonio Rafael (Perdas) e José Alves dos Santos (Hidrometria) representaram a DAE Jundiaí na sua primeira participação nos Jogos do Saneamento, realizados durante a Feira Nacional de Saneamento e Meio Ambiente (Fenasan), em São Paulo.
Rafael e Santos competiram nas provas de pesquisa de vazamento com geofone eletrônico e troca de hidrômetro, respectivamente, e ficaram entre os finalistas. Além deles, durante a Feira, a gerente de Controle de Perdas da empresa, Fernanda Calheiros, participou de uma mesa redonda.
“A Fenasan, com a perspectiva dos jogos, é mais do que uma oportunidade de troca de experiências técnicas, pois viabiliza momentos de reconhecimento e descontração principalmente entre a nossa base do setor, que são servidores do Operacional. Que seja a primeira de outras oportunidades que a DAE tenha de participar e demonstrar todo seu potencial”, afirmou a diretora de Assuntos Regulatórios e Novos Negócios (DRN), Ingrid Graziele Reis do Nascimento, área responsável por coordenar a presença da empresa no evento.
Inovação em perdas
Fernanda teve a oportunidade de participar do “Encontro das Universidades” e integrou a mesa sobre capacitação e inovação no controle de perdas de água em saneamento.
“Pude apresentar as ações que estamos realizando na DAE na área de Perdas, principalmente quanto à inovação. Mostramos a integração com o Geomapa e o projeto de Inteligência Artificial utilizado no monitoramento de perdas de água, buscando a redução e controle dos índices alcançados pela empresa. Foi muito interessante”, comentou.
A gerente dividiu o palco com Pierre Ribeiro de Siqueira, coordenador de Inovação da AESabesp; Tadeu Malheiros, professor da Faculdade de Saúde Pública da USP; Rebecca Moreira Dziedzic, professora adjunta da Universidade de Concordia (Canadá), e Daniel Manzi, professor da Escola de Engenharia de Piracicaba.