Para a comunidade que freqüenta a Unidade Básica de Saúde (UBS) do Santa Gertrudes, a manhã de hoje (17) foi um pouco diferente. O grupo composto de 42 moradores participou da volta do Projeto “Jundiaí é bom viver aqui” parceria da DAE S/A – Água e Esgoto com a Prefeitura Municipal de Jundiaí.
Com o nome provisório de Grupo Santa Gertrudes, seus freqüentadores têm a “melhor idade” como eles mesmos definem, são homens e mulheres que já atingiram a terceira idade e que desde a inauguração das atividades na UBS há dois anos, participam das aulas de ginásticas e palestras de saúde, além de realizarem passeios.
Antes da excursão foi apresentado um vídeo sobre o projeto no auditório do Parque da Cidade, seguindo com um café da manhã e logo após foi iniciado o passeio. Entre os pontos visitados em Jundiaí estavam a Creche do Idoso, EMEB Fazenda Grande, a represa da DAE na Serra do Japi, Condomínio do Idoso e o Projeto Vale Verde.
De acordo com a coordenadora do grupo e aposentada Nadir Pereira de Araújo, 72 anos, todos que participam das atividades realizadas pela UBS são animados. “Muitos moradores de Jundiaí não conhecem todos os pontos da cidade, o projeto divulga esses lugares à população. Os moradores do Santa Gertrudes adoram fazer esse tipo de visita e sempre participam”.
Todo o percurso foi acompanhado pelo turismólogo da Prefeitura, Nelson da Silva. “O objetivo do programa é levar a população de Jundiaí para conhecer os vários pontos da cidade e também para que o cidadão saiba aonde é aplicado o dinheiro dos impostos” explica.
O Projeto “Jundiaí é bom viver aqui” existe desde 2002 e somente este ano no período de 28 de março a 5 de julho já participaram 1450 pessoas. Os roteiros de visitas acontecem as quartas e sextas feiras.