Uma comitiva de representantes da Companhia Saneamento Jundiaí (CSJ) visitou, na última quarta-feira (21), a Estação de Tratamento de Água da DAE Jundiaí no Anhangabaú (ETA-A). Recebidos pelo diretor de Obras, Conservação e Operações, Ulisses Nicioli, e pelo gerente de Tratamento de Água, Erickson Marcanzola, os visitantes conheceram de forma detalhada todo o processo de tratamento da água e as instalações do equipamento.
“Vimos de perto o processo de tratamento e ficamos agradavelmente surpresos com a estrutura da Estação”, conta o diretor presidente da CSJ, Luiz Pannuti. Ele explica ainda que, além do conhecimento técnico, a visita reafirma a parceria entre as empresas. “Essa é uma forma de aproximar esses dois times e fortalecer essa parceria para que possamos, cada vez mais, continuar trabalhando na garantia de saneamento de qualidade para a cidade”.
Há anos a DAE mantém uma parceria de sucesso com a CSJ, que opera o tratamento de esgoto da cidade por meio de concessão. O trabalho integrado entre as empresas trouxe resultados positivos e inovadores para a cidade, como a despoluição e reclassificação do rio Jundiaí, além da universalização do saneamento. Hoje, a DAE atende 99,65% da população com redes de água e 98,81% com redes de esgoto. 100% do esgoto coletado na cidade é tratado.
Qualidade certificada
Considerada uma das principais unidades da empresa, a ETA-A é responsável por tratar a maior parte da água fornecida à cidade e opera 24 horas por dia, de forma ininterrupta.
Em 2024, as três Estações de Tratamento de Água da DAE Jundiaí – Anhangabaú, Eloy Chaves e Poço Pacaembu – conquistaram a certificação ISO 9001:2015, que define um modelo de gestão de qualidade de padrão internacional.
A auditoria realizada destacou que a DAE já atende aos critérios exigidos pela norma, reconhecendo o compromisso com a gestão da qualidade e a excelência no tratamento da água. Com isso, a certificação formal foi concedida, garantindo o cumprimento das melhores práticas de qualidade no processo de potabilidade da água e na gestão dos serviços prestados.