Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, a DAE S/A participou ontem de manhã, dia 8 de junho, do mutirão de limpeza do Rio Jundiaí-Mirim, realizado às suas margens, com a parceria da Opersan, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar Ambiental. Todos foram voluntários para participar dessa iniciativa, operação que é realizada desde 2003, sob a coordenação de Alvanir Oliveira, proprietário da empresa Jornada Sub Mergulho.
Alvanir fez considerações sobre a segurança da operação, profundidade da água e cuidado para andar nas encostas. Foi feita a divisão das equipes, e os participantes ficaram livres para escolher uma das duas equipes. Uma desceu pelo rio de barco, coletando a sujeira do fundo, e outra a pé, coletando a sujeira das margens.
Há várias possibilidades que explicam o fato do lixo estar presente no rio. “Às vezes isso acontece por descuido das pessoas, ou a enxurrada leva o lixo para o rio. Em outras vezes há evidências claras de que o lixo foi jogado propositalmente no local. Felizmente com as campanhas de conscientização podemos comprovar que a cada ano encontramos menos lixo durante essa operação que realizamos”, afirma Alvanir.
A DAE cedeu um caminhão basculante para a remoção do lixo, que levou o lixo coletado para o Armazém da Natureza, para posterior reciclagem.
A parceria é ótima para que a população se conscientize cada vez mais do quanto podemos fazer pelo meio ambiente. “Mesmo a cidade de Jundiaí sendo referência em saneamento, devemos continuar nosso trabalho de proteção aos mananciais”, afirma Fábio Gaspar, um dos administradores do Parque da Cidade.
Várias crianças participaram do mutirão, e estavam bastante empenhadas na tarefa. Essa com certeza é uma grande lição na semana do meio ambiente: formar cidadãos conscientes que possam também tomar iniciativas como essa no futuro.