Dando continuidade ao trabalho de remanejamento das redes de distribuição de água de toda a cidade, visando a melhoria da qualidade de água que chega às residências dos jundiaienses, a DAE inicia essa semana a obra de troca de tubulação de ferro para PVC na Vila Progresso.
Ao todo serão substituídos 6 (seis) quilômetros de tubulação de 60 mm de diâmetro, beneficiando toda a região. O investimento da obra é de cerca de R$ 300 mil, a previsão de término é de 180 dias.
Além de melhorar a qualidade da água, a troca também garante reforço no abastecimento da região, pois a tubulação antiga de ferro, com o tempo ficava incrustada, diminuindo a vazão de água distribuída.
A região recebe inúmeros benefícios com essa troca, que melhora ainda mais a qualidade da água, e diminui sensivelmente o número de vazamentos e interrupções no abastecimento para manutenções. Acaba principalmente com os buracos feitos na rua para a realização de reparos, pois a tubulação é feita no passeio (calçada).
Apesar de trazer alguns transtornos, a modernização das redes é necessária, explica o Diretor de Manutenção e Obras, Antonio Araújo. “Essa tubulação tem cerca de 50 anos, essa troca é um investimento que vai trazer muitas melhorias para a região. O tubo de ferro acaba por formar uma crosta em seu interior com o passar dos anos, comprometendo a pressão e qualidade da água. O PVC evita que isso aconteça”.