Jundiaí mantém destaque no saneamento e figura entre as 10 melhores cidades do Estado de São Paulo

Publicada em

Jundiaí reafirma sua posição de referência em saneamento básico no Brasil ao figurar, mais uma vez, entre as 20 melhores cidades do país, e manter a sexta colocação no Estado de São Paulo, no Ranking do Saneamento 2025, elaborado pelo Instituto Trata Brasil com base nos dados de 2023. Entre os 100 municípios mais populosos do país, Jundiaí se destaca pelo alto desempenho em todos os principais indicadores de avaliação: fornecimento de água, coleta e tratamento de esgoto. Os dados mostram que a cidade segue em trajetória de avanço, com melhoria em praticamente todos os índices analisados.

Com 99,65% de atendimento total de água, Jundiaí alcançou nota máxima nos quesitos de universalização do serviço e eficiência operacional. Além dos critérios analisados, a DAE Jundiaí garante também o fornecimento de água tratada e a coleta de esgoto àqueles que ainda não possuem conexão direta com as redes, por meio de soluções específicas e adaptadas.

Nos índices de atendimento de esgoto, a cidade ocupa as primeiras colocações entre os 20 primeiros municípios, com 99,19% de atendimento total. Já no indicador e tratamento, Jundiaí se junta a Niterói (RJ) e Maringá (PR) como as únicas – entre as 20 primeiras – com 100% do esgoto coletado sendo tratado.

“O saneamento básico é uma prioridade da nossa gestão porque está diretamente ligado à saúde, à dignidade e à qualidade de vida da população”, avalia o prefeito de Jundiaí, Gustavo Martinelli. “Os dados apresentados mostram que Jundiaí segue avançando com responsabilidade, garantindo cobertura de água e esgoto, além de manter investimentos consistentes para ampliar ainda mais esse atendimento. Vamos continuar trabalhando com planejamento, foco e compromisso para que os serviços cheguem a todas as regiões da cidade”, completa.

Investimento e melhorias

Em investimento a cidade atingiu a média per capita anual de R$ 106,06, acima da média nacional de R$ 103,16, refletindo os esforços da DAE em garantir qualidade e expansão dos serviços. “A DAE reafirma cada vez mais seu compromisso com a universalização do saneamento, sempre com foco na saúde pública e na excelência do serviço em Jundiaí”, avalia o diretor presidente da empresa, Luiz Roberto Del Gelmo.

A DAE segue com obras importantes para a ampliação da cobertura e reforço do sistema, como a construção de uma nova Estação de Tratamento de Esgoto para os bairros São José, Rio Acima e Mato Dentro. Também estão em andamento melhorias na Estação de Tratamento do Jardim Novo Horizonte e obras de expansão da rede para bairros ainda não atendidos, como São José da Pedra Santa, Poste e Traviú.

No atendimento de água, a DAE investe em novas adutoras para acompanhar o crescimento da cidade. A principal delas, localizada no Vetor Oeste, se encontra em fase final e deve entrar em operação em breve. Outra adutora também está em andamento na região da Malota. 

Os dados do ranking mostram que Jundiaí está consolidada entre as cidades que já atingiram, na prática, as metas de universalização definidas pelo Novo Marco Legal do Saneamento, mantendo um padrão de excelência que a coloca entre os melhores exemplos de gestão pública do setor no Estado e no país.