Na manhã deste domingo (12), a DAE e a Prefeitura de Jundiaí lançaram a pedra fundamental do Espaço Girassóis, no Mundo das Crianças, um ambiente inovador voltado à inclusão de pessoas neurodivergentes e com doença ocultas. O evento realizado na Arena Capivara, contou com a participação do prefeito Gustavo Martinelli, da primeira-dama Ellen Camila Martinelli, do presidente da Câmara Municipal, Edicarlos Vieira representando todos os vereadores, do diretor-presidente da DAE, Luiz Roberto Del Gelmo, e membros da diretoria da empresa. O encontro ainda reuniu os secretários municipais, famílias e visitantes do parque.
O novo espaço será o maior ambiente sensorial da América Latina destinado a esse público, serão quatro mil metros quadrados com áreas especificas. O projeto foi desenvolvido em conjunto pela DAE e a Prefeitura de Jundiaí, com o propósito de promover experiências únicas de conexão com a natureza, estimular o desenvolvimento cognitivo e emocional e reforçar o compromisso da cidade com a acessibilidade e a inclusão.
Durante a cerimônia, o prefeito Gustavo Martinelli ressaltou a importância do projeto para o fortalecimento das políticas públicas de inclusão em Jundiaí. “O Dia das Crianças ganha um significado ainda mais bonito: o de reafirmar o compromisso de que toda criança tem direito de brincar, aprender e sonhar, sem exceções. O Espaço Girassóis representa o nosso compromisso de fazer Jundiaí uma cidade que ninguém fique para trás, para todas as crianças, para todas as pessoas” afirmou.
Para a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Ellen Camila Martinelli, o projeto beneficiará milhares de famílias. “O espaço girassóis nasce como um símbolo de cuidado, respeito e valorização das pessoas com deficiência e de suas famílias. Um espaço pensado com o coração, que vai oferecer acolhimento, aprendizado, convivência e, acima de tudo, oportunidades. Nada disso seria possível sem o trabalho e a inspiração de tantas famílias que, com coragem e amor, têm nos ajudado a construir esse caminho da inclusão”, declarou.
O evento também contou com a presença de famílias e visitantes que acompanharam com emoção o início dessa nova fase. A mãe do Bernardo, Rita Benuto, falou sobre o significado do espaço para quem vive essa realidade de perto. “Ver esse projeto sair do papel é um sonho. Saber que meu filho e tantas outras crianças terão um local pensado com tanto carinho é motivo de orgulho. É a prova de que a cidade está olhando para todos”, afirmou.
Estrutura planejada para o acolhimento
O projeto do Espaço Girassóis contempla trilha sensorial tátil e psicomotora, brinquedos sonoros de baixa intensidade com dissipação acústica pela vegetação, caixa de areia com brinquedos de movimento vestibular e psicomotor, jardim olfativo com plantas de cores suaves e aromas não agressivos, área de brinquedos psicomotores com piso emborrachado, brinquedos adaptados para PNE/PCD, brinquedos visuais e de sombra projetada, além de uma Casa de Apoio equipada com enfermaria e banheiros acessíveis e um Espelho d’Água para experiências e estímulos com a água, garantindo um espaço acolhedor e seguro para todos os visitantes.
“Hoje, ao colocarmos esta pedra, plantamos as sementes do futuro, sementes de empatia, de conhecimento, de acolhimento, de respeito e de inclusão. O nosso compromisso é um lembrete de que, o Espaço Girassóis, transforme o Mundo das Crianças, de fato, de todas as crianças”, concluiu Del Gelmo.
A inauguração do espaço está prevista para o segundo semestre de 2026, consolidando mais um passo na construção de uma cidade verdadeiramente inclusiva.