Com o maior investimento médio por pessoa em Saneamento Básico do país, Jundiaí é destaque no Ranking realizado pelo Instituto Trata Brasil 2016. O diagnóstico analisou números das 100 maiores cidades do país.
Segundo o diretor-presidente da DAE, Jamil Yatim, a cidade investiu R$ 142,47 para cada munícipe. “Desde 2013 estamos trocando tubulações antigas, hidrômetros e investindo em tecnologia, como por exemplo, a tampa magnética em hidrantes”.
Em três anos, foram trocados 67 quilômetros de rede em diversos bairros da cidade. Os investimentos continuam, outra obra que deve ser iniciada em breve é a construção de uma estação elevatória, novas redes coletoras e a implantação de interceptores e emissários de esgoto nos bairros do Poste, Traviú, São José, Terra Nova, Castanho e Jardim Novo Horizonte.
“No total serão instalados 35 quilômetros de redes de esgoto que vão beneficiar cerca de doze mil pessoas”, afirma Jamil.
Com previsão de início neste semestre, a construção de reservatórios também trará melhorias para o abastecimento de Jundiaí.
“Iremos construir reservatórios no Anhangabaú, Cecap, Jardim Carlos Gomes, FazGran Industrial e no antigo Kanebo (Distrito Industrial), conta.
O valor faz parte dos R$ 43 milhões do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) 2, pleiteados junto ao governo federal. Jamil destaca que a DAE trabalha alinhada à proposta do governo municipal que é de cuidar das pessoas.