O plantio das primeiras árvores dentro do Programa Nascentes Jundiaí foi realizado, nesta terça-feira (22), logo após a assinatura do projeto de lei que cria a iniciativa. Nas margens da nascente localizada nas terras do agricultor Roberto Fumachi, na Roseira, o prefeito Pedro Bigardi, junto com um grupo de 20 crianças da escola municipal João Fumacchi, plantou mudas de espécies como Pau Viola. A fazenda é uma das 33 propriedades rurais a serem recuperadas na bacia do rio Jundiaí-Mirim na primeira fase do projeto.
“Estou muito feliz. Essa é a segunda árvore que eu planto na minha vida. Sei que isso é muito importante para proteger o solo e a natureza”, disse o estudante de apenas 4 anos, Luiz Marcel.
“Eu também estou feliz. Nunca tinha plantado nada. Eu quero voltar e ver essa árvore crescer”, comentou Paloma Vitória Grzyb, da mesma turma.
Para a diretora da Emeb, Georgina Eulália Bueno do Prado, o convite para o ato foi muito importante para o grupo. “Estamos comemorando o Dia Mundial da Água de maneira muito especial, participando desse evento e possibilitando uma vivência importante para as crianças. Com a prática, eles aprendem com mais facilidade”, disse, observando que a unidade trabalha muito temas como o meio ambiente, o reaproveitamento de materiais e a importância da água.
O secretário de Educação, José Renato Polli, também comentou a iniciativa. “Quando reabrimos a Emeb Fumacchi, depois de 15 anos fechada, uma das intenções era justamente promover a interface com a comunidade. A escola começa bem ao participar desse evento que mostra a importância dos mananciais para a área rural e para o município.”