Mais uma escola participou de uma visita técnica na Estação de Tratamento de Esgoto do Jardim Novo Horizonte, nesta quarta-feira (2). Desta vez, 21 alunos do 5º ano da EMEB Duílio Mazziero conheceram a importância do tratamento de água e esgoto de Jundiaí. Todo conhecimento adquirido será usado no projeto “Eu quero verde um sonho sustentável”, desenvolvido pela escola.
A visita técnica é um trabalho integrado da DAE Jundiaí, Unidade de Gestão de Educação, Unidade de Gestão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente, Unidade de Gestão de Serviços Públicos e Fundação Serra do Japi.
De acordo com o assessor da DAE Júlio Lamarca, o objetivo da visita é mostrar a importância da Estação de Tratamento de Esgoto no munícipio. “Colocar as crianças em contato com todo esse processo é muito positivo, porque mostra que elas moram em uma cidade que é referência no saneamento no Brasil”, explica.
Segundo a professora da turma do 5º ano Rosana Yamamoto, o projeto “Eu quero verde um sonho sustentável” será apresentado para toda a comunidade em outubro e visa à conscientização. “Esta visita é uma forma de vivenciar o que estudamos em sala de aula. É uma oportunidade de as crianças aprenderem sobre a importância de todo o ciclo da água e como o trabalho desenvolvido aqui na estação de tratamento de esgoto influência no meio ambiente”, frisa.
Para Maria Eduarda Barbosa, 10 anos, a visita ajudou a compreender como é o processo do esgoto. “Eu já tinha ouvido falar da Estação de Tratamento de Esgoto, mas não sabia de sua importância na redução da poluição”, avalia.
Os estudantes também conheceram o Parque da Cidade, a Casa de Bombas da Estação de Recalque e a Estação de Tratamento de Água do Anhangabaú.