Dentro das ações desenvolvidas pela Prefeitura de Jundiaí para evitar as enchentes na região do Jardim Tulipas em períodos de fortes chuvas, a DAE Jundiaí executa obra no sifão do rio Jundiaí, que dá escoamento para o esgoto gerado do Jardim das Tulipas.
Hoje o sifão está ligado diretamente ao poço de visita (PV), o que causa represamento da vazão dos efluentes. “Para evitar esse represamento e, consequentemente, o retorno de esgoto na região do Jardim Tulipas, vamos implantar 40 metros de nova rede, que será ligada paralela e diretamente no interceptor e não mais no PV”, explica o diretor de Manutenção da DAE, João Viveiros. A obra será concluída até o dia 28 de janeiro.
O sifão é uma tubulação que passa por baixo do curso da água e joga o esgoto diretamente no interceptor, que segue então para a Estação de Tratamento de Esgoto, no Jardim Novo Horizonte.
Águas pluviais na rede de esgoto
Além da obra que está em execução para evitar o retorno de esgoto, é importante salientar que os munícipes também podem colaborar com ações simples realizadas no dia a dia, como não jogar lixo e resíduos na rede de esgoto.
“Durante as obras de manutenção de esgoto é muito comum as equipes encontrarem diversos tipos de resíduos na rede, como absorventes, lenços umedecidos, restos de tecidos, aparelho de barbear, entre outros detritos, que são despejados nos ralos e vasos sanitários. Esse tipo de atitude, além de obstruir a rede pública, pode entupir a tubulação da casa”, lembra João.
Outro ponto de atenção é a ligação irregular das águas de chuva na rede de esgoto, quando o correto é que seja feita na galeria de águas pluviais.