Reconhecida como uma das dez melhores cidades do País em saneamento – entre os municípios com mais de 400 mil habitantes, segundo o Ranking do Saneamento 2024, do Instituto Trata Brasil -, Jundiaí, por meio da DAE Jundiaí, tem uma história marcada pelo pioneirismo e por ações focadas em um planejamento a longo prazo, seguido por administrações que sempre se preocuparam com água e esgoto na cidade.
Com saneamento universalizado (99,65% da população urbana e rural atendida com redes de água e 98,81% com redes de esgoto), o município é destaque na segurança hídrica, no tratamento de esgoto – que contribuiu para a despoluição do rio Jundiaí – e na proteção dos mananciais de abastecimento.
Desde 2014, os serviços prestados pela DAE são regulados pela Agência Reguladora dos Serviços de Saneamento das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (ARES-PCJ). As ações seguem o planejamento definido no Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB), documento que está em consonância com as orientações da Lei Federal nº 11.445/2007 e foi realizado em parceria com a Prefeitura de Jundiaí. O PMSB foi instituído pela Lei nº 8.881, de 13 de dezembro de 2017.
Além disso, para preservar o entorno da represa, a DAE construiu, em 2004, o Parque da Cidade, uma área de 500 mil m² que une lazer e proteção ambiental, e, em 2020, o Mundo das Crianças, espaço que oferece uma experiência inovadora, por meio do aprendizado e do contato com a natureza.