A DAE Jundiaí, em parceria com o Criju (Centro de Referência do Idoso), realiza nesta quarta-feira o primeiro encontro do projeto Gotas de Maturidade. Das 14h às 15h30, no próprio Criju, no Complexo Argos, será exibido um filme institucional, que mostra todo o processo de tratamento e distribuição de água no município, e logo após os participantes poderão participar de uma dinâmica sobre Educação Ambiental que será desenvolvida pela equipe da Assessoria de Relações Educacionais da DAE.
O segundo Encontro está marcado para o dia 26, das 14h às 15h30, no mesmo local, com apresentação do espetáculo teatral “A Gota”.
Este é mais um projeto da empresa focado em despertar a consciência ambiental na população, uma preocupação constante da administração do prefeito Pedro Bigardi. Mas, diferente do Pingo de Gente, voltado principalmente a crianças do Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano) e do Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano), da rede pública e privada, o foco agora são os munícipes da terceira idade. “Queremos trabalhar este público porque há 20, 30 anos atrás aprendíamos na escola que a água do planeta nunca vai acabar e muitos idosos ainda acreditam nisso”, explica o diretor–presidente da DAE, Jamil Yatim. “Mas a crise hídrica mostrou que a situação é de alerta e que não devemos desperdiçar água.”
Jamil lembra que a ideia do projeto surgiu no final do ano passado, durante a participação da equipe de Serviço Social da DAE Jundiaí na 8ª Conferência do Idoso. A ideia, segundo ele, é levar informação sobre o trabalho desenvolvido na área de saneamento, proteção aos mananciais e meio ambiente, visando o envolvimento do idoso. “Queremos valorizar sua identidade na atual conjuntura do planeta.”
A coordenadora do Criju, Eliana Mauro, conta que o convite para parceria no projeto foi muito bem recebido. “Quanto mais informação para eles, melhor.”
A expectativa dos organizadores é atrair um público estimado em 100 pessoas. As inscrições estão sendo feitas ano próprio Criju (avenida Leonardo Cavalcanti, 396). Mas quem quiser participar pode inscrever-se na hora.
Pingo de Gente
Pelo projeto Pingo de Gente alunos fazem visitas monitoradas `as Estações de Tratamento de Água Anhangabaú (ETA) e de Esgoto (ETE).
Faz parte ainda deste projeto a apresentação da peça teatral “Acauã: A Magia das Águas”, que acontece na sede da DAE ou nas escolas interessadas. O espetáculo, encenado com personagens do folclore brasileiro, procura despertar nas crianças a consciência ambiental.
Só no primeiro semestre de 2015 foram 4 mil participantes, entre visitas e teatro. As escolas interessadas em participar devem entrar em contato pelo telefone: 4589-1455 ou pelo email:pingodegente@daejundiai.com.br.