Entre agosto e dezembro, a DAE Jundiaí, por meio de uma empresa contratada, realizou um teste de tinta em 1,5 mil imóveis de 43 ruas do Jardim Tulipas, com o objetivo de verificar possíveis ligações irregulares de esgoto. Deste total, 12 imóveis geraram notificações.
De acordo com o gerente de Manutenção de Esgoto da DAE, Eduardo Maia, inicialmente, 44 imóveis tinham suspeita de irregularidade. Após a realização do teste, todos passaram por uma verificação detalhada. “A conferência apontou que, das 44 suspeitas, 12 imóveis estavam irregulares”, conta.
Segundo Maia, as ligações irregulares prejudicam a rede. “Caso a rede de águas pluviais seja ligada à rede de esgoto, pode haver uma sobrecarga no volume do material coletado, levando ao extravasamento de esgoto nas cotas mais baixas do bairro. Já se o esgoto for ligado à rede de águas pluviais, o mesmo será encaminhado aos córregos da cidade sem o devido tratamento”, explica.
As notificações foram emitidas nos dias 20 e 21 de dezembro. Os moradores têm até 30 dias para regularizar as ligações. Após esse prazo, uma nova vistoria será realizada. Caso nada seja feito, o Regulamento de Serviços da Agência Reguladora PCJ (ARES-PCJ) prevê uma multa, cujo valor pode variar entre R$ 1.350 e R$ 6.780.
Os moradores que precisarem regularizar a situação e tiverem dúvidas podem entrar em contato com o Fale Conosco da DAE, pelo telefone 0800 133 155. A ligação é gratuita.