Para celebrar a semana em comemoração ao Dia Mundial da Água, comemorado em 22 de março, e promover a conscientização do uso da água, a DAE Jundiaí, por meio da Diretoria de Mananciais, realizou diversas atividades com alunos de escolas públicas e particulares.
Alunos da Emeb Oscar Augusto Guelli, na Roseira, participaram de uma visita à cachoeira próxima à escola, com acompanhamento da equipe da DAE, em que puderam observar a preservação da área e a valorização do meio ambiente local, que é uma parte de uma das bacias hidrográficas responsável por 95% de abastecimento da cidade.
Para a aluna Julia Silva Martins, de 10 anos, a visita agregou ao conteúdo ensinado em aula. “Ano passado também viemos e já notamos como o ambiente está mais limpo e preservado”, conta.
Segundo a coordenadora pedagógica Maria Betania dos Passos Rozzon, a vivência prática da matéria aprendida em aula ajuda na sensibilização dos alunos. “Mostrar o conteúdo na prática faz com que os alunos saiam da rotina e facilita o entendimento do que esse lugar significa para o abastecimento da cidade”, acredita.
Martim Ribeiro, diretor de Mananciais da DAE, ressalta que a educação ambiental é algo forte dentro da DAE. “Como uma empresa de saneamento, percebemos que é necessário educar a criança, especialmente em relação à preservação da água. E precisamos da ajuda da comunidade para cuidarmos deste recurso tão importante”, aponta.
Estudantes dos colégios Educarte e Domuns Sapiens participaram de edições especiais do programa Águas de Jundiaí. Visitas à sede da DAE, à Estação de Tratamento de Água do Anhangabaú (ETA-A), Estação de Tratamento de Esgoto (ETE, no Jardim Novo Horizonte) fazem parte do projeto.
Para encerrar a semana de atividades, na sexta-feira, dia 22, alunos da Escola Estadual Paulo Mendes Silva, do Sesi da Vila Hortolândia e da Casa da Fonte assistiram ao teatro “A Magia das Águas”, no Auditório Planeta Água.