A DAE Jundiaí deu início à obra de implantação de uma nova linha de recalque no Jardim Novo Horizonte, que vai otimizar o percurso do esgoto até a Estação Elevatória de Esgoto (EEE) que existe no bairro. Com investimento de R$ 862 mil, a iniciativa conta com recursos destinados pelo PAC-OGU, por meio do Ministério do Desenvolvimento Regional, tendo como agente financeiro a Caixa Econômica Federal.
De acordo com o gerente de Obras de Esgoto da DAE, Alexandre Mariano Silva, a linha de recalque vai trazer mais segurança para a operação da EEE, por onde chegam resíduos gerados, principalmente, pelas empresas localizadas no Distrito Industrial.
“O percurso do esgoto, em geral, é feito por gravidade. Porém, neste caso, há a necessidade de usarmos bombas para que esta linha possa elevar os efluentes que nela chegam, indo de um ponto mais baixo para uma cota acima”, explica.
Além disso, com a obra, a DAE terá maior capacidade para atender a destinação de resíduos na região. “Hoje temos uma demanda mais limitada na EEE. Com a linha de recalque, poderemos atender novas empresas, pensando no futuro”, conta a gerente de Tratamento de Esgoto da DAE, Alba Romana.
A linha de recalque está em execução na Estrada Municipal do Jardim Novo Horizonte, em uma extensão de três quilômetros. A via será parcialmente interditada enquanto os serviços forem realizados.
Toda a região que já coleta e afasta esgoto até a Estação Elevatória de Esgoto será beneficiada, incluindo os bairros Residencial Jundiaí, FazGran, Reserva da Serra, Chácara Planalto, Portal do Medeiros, Condomínio Tereza Cristina e Jardim Ermida. A previsão é de que obra seja concluída em cinco meses.