A Linha de Recalque implantada pela DAE Jundiaí no Jardim Novo Horizonte vai garantir mais segurança operacional à empresa e a possibilidade de atender novos empreendimentos que possam chegar ao Vetor Oeste. A nova estrutura, que já está em operação, visa otimizar o percurso do esgoto até a Estação Elevatória de Esgoto (EEE) do bairro.
Nesta terça-feira (21), o diretor presidente da DAE, Walter da Costa e Silva Filho, o diretor superintendente de Engenharia, Valter Maia, e o gerente de Obras de Esgoto, Alexandre Mariano Silva, conferiram de perto as instalações, desde a EEE até à Estação de Tratamento de Esgoto Jundiaí (ETEJ), operada pela CSJ (Companhia Saneamento de Jundiaí).
“Como a região cresceu muito, percebemos a necessidade de aumentar a capacidade da tubulação, que era de 300 mm de diâmetro, e passou para 400 mm de diâmetro, em ferro fundido”, detalhou Maia.
Os bairros que já coletam e afastam esgoto até a Estação Elevatória serão beneficiados, incluindo o Residencial Jundiaí, FazGran, Reserva da Serra, Chácara Planalto, Portal do Medeiros, Condomínio Tereza Cristina e Jardim Ermida.
Para o diretor presidente da DAE, a segurança no trajeto e a maior capacidade para atender a destinação de resíduos na região são os principais pontos. “Estamos trabalhando de forma planejada. A DAE está preparada para receber os efluentes de novos empreendimentos, visando o crescimento daquela região”, avaliou Walter.
A Linha de Recalque foi implantada na Estrada Municipal do Jardim Novo Horizonte, em uma extensão de três quilômetros. O investimento foi de R$ 861.403,61, com recursos destinados pelo PAC-OGU, por meio do Ministério do Desenvolvimento Regional, tendo como agente financeiro a Caixa Econômica Federal.
Operação
Em toda a cidade, o percurso do esgoto é feito por gravidade. Porém, no caso da Linha de Recalque, são necessárias bombas para que seja possível elevar os efluentes, indo de um ponto mais baixo para uma cota acima.
A Linha parte da Estação Elevatória de Esgoto. Ao chegar à Estação de Tratamento, interliga-se a uma caixa de amortecimento e encontra, em seguida, uma parede para conter a velocidade. Dali em diante, segue, como nos demais casos, por gravidade e declividade até o tratamento.